Comunico a todos por meio desta carta minha saída da Abpod – Associação Brasileira de Podcasters. Eu já não faço mais parte da Associação por dois motivos:

O primeiro e principal deles é a minha saúde e bem-estar. Recebi um ultimato médico de que eu deveria ter menos obrigações e diminuir minha ansiedade, na medida do possível. A situação da Associação estava me entristecendo muito e me deixando bastante frustrado. E na pandemia estou trabalhando como jamais imaginei. A dinâmica do trabalho remoto pode ser bastante cruel.

Daí chegamos ao segundo motivo de minha saída. Fico triste de não termos conseguido, enquanto eu ainda estava por lá, realizarmos os nossos objetivos. Não foram poucas as vezes que pedi, como vice-secretário, por uma associação mais transparente e ligada à podosfera. Sugeri que realizássemos transmissões e prestação de contas, para toda a comunidade, do que estávamos fazendo. Junto com um escritório de advocacia, esbocei há cerca de um ano o estatuto. Mas como os meus demais companheiros de diretoria podem confirmar, o estatuto não foi apreciado. E o grupo do Telegram onde estava boa parte do que conversamos foi apagado.

Aquele sonho no qual acreditei quando me candidatei à chapa da Abpod não se concretizou e acabou virando um pesadelo. Todos os benefícios que eu achei que fossem ser possíveis de fazer em prol da comunidade não se concretizaram. A Associação se tornou distante da podosfera que havia jurado representar. E minhas ideias não prosperaram dentro do grupo.

Pensei muito antes de escrever esse texto, mas cheguei à conclusão de que a ideia e fundação de uma Associação Brasileira de Podcasters não pertence a apenas um grupo de pessoas, mas sim a todos os produtores de conteúdo que compõem a podosfera e que tanto precisam dela. Saber que, se quiséssemos, poderíamos fazer muito mais foi o que mais me impactou. Faltou transparência, faltou diálogo. Entre nós e com vocês.

Então, por ter ideias divergentes da direção, pelo rumo que as coisas tomaram não representar o que acredito que a podosfera queira e, principalmente, o que ela precisa, optei por sair. Peço desculpas a todos, por não ter conseguido e nem podido fazer mais.

Ass: Mogli